Peruadas - Somos O Que Podemos Ser ?




Texto: Christovam Mendes



O esporte não é mais o mesmo a algum tempo ; Explico : 

Hoje o esporte é multidisciplinar e o atleta é cada vez mais exigido e isso obriga os atletas a serem completos e complexos .

Não basta mais ter a aptidão ou habilidade para se praticar um esporte , hoje é necessário ser multifacetado , praticar várias atividades para ajudar na concentração , equilibro , agilidade mental , entre tantos outros requisitos e aptidões. 

Começamos com o tipo físico adequado ao esporte como os altos para o vôlei e basquete e outros conceitos que hoje estão sendo quebrados .

Claro que os altos ainda se destacam naturalmente nesses esportes , mas o tipo físico, principalmente no vôlei já não tem esse padrão. 

Dos atletas longilineos do passado , hoje temos atletas mais fortes e ágeis fazendo parte de qualquer seleção ou time no vôlei. 

Já no basquete não adianta só ser alto , tem que ser forte e preciso .

Os surfistas de hoje fazem aulas de equilíbrio, ioga , alongamento, não são mais simples aventureiros  como se pensava até pouco tempo .

Atletas profissionais de hoje tem a alimentação controlada e trabalhos específicos para o melhor desempenho .

Claro que há exceções as regras como Usain Bolt que não tem a melhor largada do mundo nas provas e velocidade mas que desenvolve velocidade na parte final das provas como nunca visto antes , mas que assim mesmo tem o apoio da tecnologia para ter esse desempenho incomum e acima da média. 

Antes de Bolt os velocistas venciam por largar bem e manter a velocidade nos 2/3 iniciais das provas .

Posso citar vários exemplos de de atletas que fogem as regras , mas atualmente temos vários que as confirmam, principalmente nessa nova tendência de jogadores que fazem mais de uma função e de uma preparação onde não basta ser só resistente como eram os antigos maratonistas .

O maratonista moderno é um atleta : estratégico,  veloz e resistente , tanto que já se tem "O projeto" de baixar o tempo da maratona para menos de duas horas de corrida. 

Hoje não basta ser apenas o "cara que chuta muito" ou que é "bom naquilo" ; hoje se exige mais .

Como os triatletas ou lutadores de MMA , não basta ser bom em uma só função ; não basta "ser o que podemos ser" , temos que ser multidisciplinar como sempre foram as mulheres, que cuidam da casa , da família, do trabalho , são atletas , ajudam no dever de casa , etc , etc e etc .

Até a próxima.

Comentários