Peruadas - Um garoto chamado DEZ .


FELIZ DIA DOS REIS...
 
     Crédito:InfoEscola
 
 
 
Texto: Christovam Mendes
*Baseado numa história real
 
 
Venho aqui escrever , protestar , lamentar e contar uma história verídica que se repete em várias cidades do Brasil ; a do menor abandonado .

Dez , era assim que as pessoas chamavam esse menino da história , que como muitos pelo nosso país , não tem nome e sim apelido .

Dez nasceu em uma favela , melhor , na favela da favela .

Como se não bastasse nascer na miséria , Dez nasceu na miséria da miséria.

Pais sem estudos , sem assistência e sem direitos respeitados, que tiveram vários filhos , um deles o Dez , nosso personagem da vida real .

Dez com seus dois ou três anos , pois a subnutrição não permite a precisão da idade , pedia na rua pão enfrente as padarias que ficavam perto da favela onde nasceu .

No início era engraçadinho dar ao Dez um pão , depois o trocado do pão, depois passou a ser chato ter aquela criança pedindo pão ou um trocado todo dia .

Com o passar do tempo , Dez ganhou um irmão que passaram a chamar de Cinco.

Agosto eram duas crianças, o que tornou mais difícil o "trabalho" do Dez em implorar por comida , pois as crianças crescem e precisam de mais alimentos.

Abandonados por todos , partiram pra "tática" do desespero ; agarravam as pernas das pessoas e berravam pedindo por pães num : "EU QUERO PÃO , EU QUERO PÃO , EU QUERO PÃO" , incessante e insurdercedor até conseguirem o pão.

Dez crescendo e agora ele tinha mais um irmão , o Dois e meio , abandonados a "Deus dará" e com a tática de agarrar as pernas das pessoas , que terminou com a violência dos policiais e seguranças dos estabelecimentos comerciais que eles "atrapalhavam" ....

Dez , como vocês já concluíram, virou um marginal , típico de quem é abandonado pela sociedade, família, estado , religião; enfim , por todos , até pelos que se acham bons .

Nosso herói com dois irmãos, os três abandonados , mal vistos , mal vestidos e completamente rejeitados , foi para o caminho que os analfabetos e sem oportunidades vão : o da criminalidade .

Dez morreu assassinado tentando roubar , deixou dois irmãos famintos , mulher com filhos e a tristeza em mim que continuo vendo no Brasil o nascimento de mais "Dez" .

Não de meninos Dez que estudam ,tem lar ,comida , e que são Dez por serem bons alunos ....

Dez porque sobrevivem como podem e do seu jeito crescem e alimentam sua família.

Um menino chamado Dez que durou muito pra quem não teve chances , assistência ou exemplos e que na minha esperança tenha sido recebido por Deus , pois só tenho minhas orações a tantos Dez que vejo nascendo e morrendo, passando como estrelas cadentes e que acabam em algum lugar como os meteoros que são ; aos pedaços ...

Até a próxima.

 

Comentários