Texto e Produção: Adriana Santos e Christovam Mendes
Créditos das Imagens: Lucas Figueiredo/CBF
"E lá vai a triônica, a Formiga Atômica!!!"
Bordão que cabe bem com nossa heroína.
E a história de uma das mais destemidas representantes do outrora "sexo frágil" recebeu seu ponto final no domingo, 18 de dezembro.
O Torneio Internacional de Futebol Feminino que aumenta as poucas oportunidades que a modalidade tem para aparecer no Brasil terminou como tinha que ser: Seleção Brasileira Campeã mas...com a aposentadoria pedida pela discreta e emocionada craque ,misturando a alegria com tristeza em Manaus.
A Cigarra e a Formiga
Como na fábula "A Formiga e a Cigarra ", a nossa Formiga é uma trabalhadora incansável para que Marta, a nossa Cigarra, pudesse cantar à vontade pelos campos.
Um conto de fadas que terminou sem glamour até porque em sua carreira nunca houve pedidos atendidos ou sonhos de ostentação que a maioria dos boleiros tem.
A simplicidade é dominante e transparente no jeito de ser da nossa admirável Miraildes Maciel Mota, uma baiana que rodou seu país ,Suécia e até os Estados Unidos pelo prazer de jogar futebol... e que futebol: vistoso, raçudo e sincero.
Bem que o desenho A formiga Atômica poderia ser inspirado nela mas faltou a camisa amarela no personagem do desenho animado.
Seja no conto, no desenho ou numa aula de Biologia Formiga estará sempre presente em nossas vidas.
Como se tivesse culpa da falta de um grande título, da falta de vontade que existe com a mulher que muitas vezes sai para bater uma bolinha em campos sem condições para trabalhar e poder mostrar que bate um bolão.
Formiga é de uma época que a paixão feminina por este esporte era pecado e ainda tinha que ouvir insinuações do tipo que na verdade jogavam "em outro time".
A clandestinidade fugia do preconceito, eram dois adversários difíceis de vencer.
Foi vice-campeã mundial sempre com a extrema vontade de suar a camisa por dias melhores para as atletas que jogam futebol no Brasil e são vistas apenas como praticantes de um hobby pela avassaladora maioria.
Deu o seu melhor.
Jogou com excelência, Vossa Excelência Formiga .
A Presidente do Clube das Jogadoras brasileiras desempregadas.
Sem uma equipe, um salário, um incentivo elas acabam não acreditando em suas carreiras e o futebol brasileiro começa perdendo aí.
Ganhou das Italianas ,5 a 3, mas após 21 anos de cansativas promessas perdeu Formiga .
http://wfera.tripod.com/teoriadetudo/id15.html
E como na fabula formiga, a nossa Rainha, também merece um final feliz.
Para ela e para nós valeu a pena, mesmo sem o reconhecimento ,sem fazer deste Formigueiro um armário de Obrigados ,agrados e levezas capazes de filtrar uma fulminante desconfiança.
Formiga não soube na prática a empolgante expressão "oba-oba", bajulação pura por parte da imprensa e da torcida como um todo, não aquela sazonal de Jogos Pan-Americanos, Olímpiadas e Amistosos para ser mais direta.
Ser valorizada para compensar as saias justas de quem ousou vestir short e calçar chuteiras e se permitir jogar um esporte que era identidade masculina há alguns anos.
Formiga e Seleção ,como diz a música o "para sempre sempre acaba."
O que fica são as lembranças e as ótimas referências que daremos desta trabalhadora que ainda não se aposentou completamente.
Que apareçam interessados em contratar os serviços de uma formiguinha boa de bola e de coração.
A Redação do Vida na Esportiva agradece os bons momentos .
Em nosso conto a formiga e a cigarra convivem muito bem nos trazendo muitas alegrias.
Existem espécies de formigas que conseguem carregar até 100 vezes o seu peso mas a nossa formiga carregava era 200 milhões de pessoas.
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-curiosa-forca-de-uma-formiga.html
Comentários
Postar um comentário
Converse com o blog e obrigada pela visita :)