Brincadeira muito popular no Brasil e com nome específico em muitas locaidades (veja o link no final do texto).
O jogo consiste basicamente de duas equipes de preferência com número igual de jogadores que arremessam a bola uma contra a outra,até a eliminação do time adversário.
Dado uma explicação geral ,pois as regras mudam em cada localidade.,vamos ao benefício do jogo.
Desenvolve reflexo,agilidade, além da socialização e a disciplina pois como qualquer jogo tem regras.
Diversão garantida para a garotada e com a vantagem de poder ser jogado em quadras ,ruas de lazer ,quintais grandes ,campos e de preferência aonde não tenha algum adulto chato para reclamar.
Este jogo no Brasil ainda não é esporte como é o Dodgeball,variante da Queimada brasileira nos Estados Unidos.
Acredito que deva ser muito difícil para os Ministérios do Esporte ou da Educação criar regras e divulga-las nas escolas para que se tenha um esporte nacional que sirva de auxílio a educação ,como já dito neste texto .A disciplina faz parte da prática esportiva além da socialização .
Espero ter exposto bem meu ponto de vista a favor do esporte e da educação, mostrando que com pouco investimento e iniciativa ,pode se melhorar a saúde, a convivência,o desenvolvimento de nossas crianças e jovens sem que seja necessário altos gastos.
Claro que prefiro ver escolas aparelhadas com ginásos modernos e equipamentos de primeira ,mas já ficaria contente com pequenas iniciativas com as citadas nos dois textos "A evolução das brincadeiras 1 e 2 ".
Evoluir é se adequar ao seu meio e não vejo meio melhor para sso do que o esporte escolar educativo.Meios tem e caro não é ?Basta só boa vontade e iniciativa principalmente de levar jogos ao Estatuto do Esporte para que se motive alunos a largar celulares e video-games e participarem de jogos que são realmente 3D e reais.
Mais feliz é a geração que brinca ,pois aprende a ganhar e a perder e que a vida tem regras .Quem sabe quando entender que a realidade real é mais importante que a virtual se comece a ter o real valor da educação.
Mais em : www.wikipedia/queimada(jogo)
Christovam Mendes
Que bosta não tem nada a ver com o enunciado
ResponderExcluir