O ESPORTE É SURREAL: Pagando mico #SemRacismo é melhor


A escravidão foi para negros e índios, duas raças vítimas do horror  da servidão imposta pelos brancos colonizadores . Então como explicar que torcedores e  índios peruanos  armaram-se de preconceito racial  durante o jogo contra o Cruzeiro?

Reduziram a "macaco" o jogador brasileiro Tinga  e imitavam o animal a cada vez que ele  tocava na bola., foram tão ridículos tentando  mostrar superioridade étnica mas conseguindo apenas demonstrar inferioridade ética.

Ao segregarem  Tinga dentro das quatro linhas  açoitaram-se moralmente. Ele,  um negro valoroso , suportou dignamente  a mágoa da humilhação  de quem já foi no passado humilhado pelos capatazes  da colonização tão discriminado quanto os negros.

Tinga que jogou na Europa deixou transparecer  toda dor que a ignorância  pode causar em um ser humano.Eles sim tornaram-se "miquinhos" de circo mambembe  envergonhando  certamente  seus ancestrais  sacrificados pelo racismo.

Estes "bobos-descendentes" que usaram impiedosamente  a chibata verbal e gestual  exibiram ao mundo  sua insignificância que agride e transgride à nossa compreensão.

Tinga  não foi humilhado sozinho,todos nós afro-descendentes e os brancos de caráter  sentiram na alma  o que já poderia  ter sido superado  na sociedade do século XXI .

Eles por noventa minutos  mais acréscimos  surtaram,um delírio imperdoável  ...que reflitam e assumam que apenas pagaram um grande mico.

Suzette de Jesus


Comentários