Batendo Papo com Huadson Reis

*As fotos são do Acervo Pessoal do Atleta.




"Essa é uma linda foto que conquistei o cinturão."

"Eu e meus Papuscos na Super Copa de Poços de Caldas".

O Blog Vida na Esportiva tem a honra de apresentar aos leitores uma revelação das Artes Marciais.

Ele vem lá de Alfenas/MG e já coleciona resultados .

Com vocês: Huadson,20 anos,Estudante de Educação Física e um lutador .

Como você começou no mundo das lutas,foi ir influência de alguém?

"Eu e meu irmão de criação Edson Silva levantando cinturão".



H-Iniciei estudo e a prática nas Artes Marciais com 10 anos de idade, na modalidade de Judô...Nunca tive influência de ninguém para iniciar, porém sempre tive o incentivo de minha mãe que sempre foi apaixonada por lutas.

Sua mãe lutava?

H- Minha mãe não lutava mas sempre gostou de Artes Marciais, começou recentemente a aprender um pouco comigo mesmo
 Tanto ela como meu pai.

E qual foi a sua primeira conquista ?

H- Minha primeira conquista foi no judô em 2015 um campeonato mineiro em Poços de Caldas, fiquei em 3° Lugar.
 Percebi que esta era a vida que queria seguir adiante quando em 2016 ganhei minha primeira luta de MMA vale tudo.

Quais são seus ídolos?

H-São muito eles, mas vamos lá sempre, assisti desenhos como dragonball, filmes Bruce Lee e Jack Chan desde pequeno eu tenho esse lado lutador kk, e comecei a apaixonar em lutas quando o MMA ficou famoso novamente na TV e todo mês tinha luta aos sábados, meu ídolos sempre foram os melhores como Anderson Silva, Vanderlei Silva, Minotauro, Evangelista Cyborg, Crys Cyborg, José Aldo e vários outros como Lyoto Machida
Tenho ídolos do Jiu Jitsu também como Bochecha, Rodolfo Vieira, Irmãos Miyao e vários outros
Com o sucesso do Ufc com muitos brasileiros conquistando cinturões  vc acha que não existe a barreira do preconceito?

H-Sim, claro, mas  ainda temos um grande preconceito, onde as pessoas acham que estamos ali só para brigar ou resolver alguma indiferença...Mas ninguém sabe que estamos ali por amor, a sensação de entrar em um octógono é diferente de tudo que você pode sentir, tomar um soco e revidar outro não há sensação melhor do que essa, as artes marciais salvam vidas mudam pessoas, hoje eu não me vejo sem as artes marciais sem as lutas.

O judô é outros  esportes são mais praticado nas escolas particulares do que nas públicas ,como lidar com essa realidade que impede  muitas crianças e adolescentes a iniciar nas lutas?

H-Com todos respeito, nosso país deixou de ser o país do futebol a muito tempo, devemos dar oportunidade a outros esportes inclusive as artes marciais que conseguem controlar e melhorar as atitudes das pessoas inclusive as dos jovens, temos 2 artes marciais que foram mescladas e melhoradas aqui mesmo sendo elas capoeira e Jiu Jitsu brasileiro, porque não apostar em uma tradição que já é do nosso país

Toda essa paixão começou na frente da tv?

H-Sim,e dentro do tatame também.

E os projetos sociais , você está ajudando um projeto?

 Não só o MMA, como várias outras artes marciais e esportes...Hoje faço parte de duas grandes equipes com reconhecimento mundial sendo elas Chute Boxe e Gracie Barra de Alfenas MG, aqui mesmo temos um projeto social, onde estamos com grande número de jovens e adolescentes, que tiram pelo menos 2 a 3 horas do dia para praticar atividade física.

Toda criança desta nova geração tem paixão por lutas ,até deixando de lado alguns esportes tradicionais e custa caro começar a lutar judô por exemplo ,?

H-Além de ter oque fazer, elas não tem tempo para o mundo remoto, assim o ocupando suas cabeças e se tornando cidadãos de bem.

Praticar Esporte no Brasil sai caro, existe boa vontade para atender crianças e adolescentes carentes.

H- Hoje não prático mais judô, vamos colocar para o lado do jiu jitsu, muay Thai ou karaté, hoje essa nova geração de professores são muito acolhedores e estão abrindo portas para vários projetos sociais, alem disso uma aula de artes marciais sai em torno de 90 a 120 reais

E não está acima do poder aquisitivo de muitos? 

 H-Levando em consideração que os jovens hoje gastam muito mais que isso a cada festa ou rave que participam.

Existem muitas desistências?

H- Sim claro, isso, desistências sempre vão ter, às vezes problemas familiares, problemas no tatame ou até mesmo por algum fator da própria criança...Alem da aula de lutas em si sempre buscamos passar aulas explicativas e diálogo com crianças e todo pessoas, tentando entender o dia a dia e seus problemas, quando você começa a treinar o treino faz parte da sua vida e o tatame vira sua casa assim os parceiros de treino vira a sua família

O poder público comparece pouco quando o assunto é Esporte?

 H- É uma pergunta muito difícil sabe, com certeza isso é uma resposta um tanto quanto interessante, porém vou responder com minha visão, o governo sempre está focado em resolver problemas e corrigir erros relacionados ao Brasil e todos esses anos, eles falam muito em apostar muito no mesmo esporte e sempre nos mesmos atletas, a seleção de atletas são um tanto quando peculiares, mas podemos imaginar que existe vários atletas com capacidade até superior aos da seleção, que não tiveram chance de fazer a seletiva quem sabe por falta de dinheiro por falta de interesse.
Alem disso dentro do nosso pais, algumas esportes nãos são bem visto, e infelizmente as artes marciais são uma delas, não temos investimento necessário para buscar novos meios e novas competições, sempre vejo um professor ou outro fazendo rifas, pedindo patrocínio igual louco e até mesmo se humilhando para poder levar sua equipe para competir.

Existem alunos que enxergam no ambiente das lutas sua família.

H- Sim claro, sempre vemos um jovem ou outro que não recebe sequer carinho em casa, e busca isso em outros lugares por exemplo na academia, e às vezes se apega tanto aos amigos e ao professor que esse carinho consegue suprir as necessidades desse jovem.

A Psicologia ajuda?

 H-Sabe que um pouco, porém professores bem qualificados sempre estão trabalhando essa parte psicológica tanto de si próprio quanto do seu atleta e aluno.

Sobre a Educação Física nas Escolas,o que você acha?
H- Não podemos perder a influência da educação física em si, talvez um nova ideia, como parcerias em escolas, horário extra para pratica de esporte ou quem sabe esporte como matéria escolar.

O que você faz quando não está lutando?
H-Tenho vários passa tempos como ler livros, ir  à igreja, assistir lutas no YouTube ou alguma Série  ah e claro eu gosto de comer muito bem. Kkk

O Esporte não sai da sua vida?
 H-Não é bem assim não, sabe sou estudante de Educação Física , e sempre estamos fazendo algum trabalho complementar, vemos que nas escolas as crianças além de não conhecer os esportes não estão fisicamente adequado para tal prática.

Você sai da dieta de atleta quando está de folga?
 H-Quando estou de folga sou mais rigoroso ainda, às vezes tem uma fugida ou outra, mais sempre tento seguir a risca a dieta.

Como você reagiu ao encontrar um ídolo?
H-Da última vez fiquei sem fala , tivemos um seminário com Evangelista Cyborg na Academia Chute boxe.
Eu não sabia oque falar só fiquei concordando.
 Mas se encontrar  com alguns deles novamente irei tentar dizer o quanto foram importantes para minha vida.

 A sua mãe lá atrás quando vc começou ficava gritando "vai Huadson" com a mãe do Thiago Pereira da Natação fazia ?

H-Na verdade ela reza muito, tenho 3 lutas de MMA todas as vezes ela correu para fora do ginásio, com medo de me a acontecer alguma coisa comigo 🖤

Você gosta de ouvir música antes de lutar?
H-Sim, relaxa muito, gosto de ouvir algo de motivação, alguns raps, até mesmo com tema de artes marciais.

Você aconselha as crianças do projeto?
H- Eu sempre digo a galerinha do projeto que ajudo, que nunca desistirem, sempre focarem, e sempre terem um objetivo.

As mulheres procuram muito as lutas como modalidade esportiva?
H- Sim, e cada vez mais vemos uma grande parcela de meninas e mulheres, claro buscando aprender a se defender e para ter o corpo perfeito.
 Já podemos ver várias atletas na academias até mesmo nos lugares que treino temos várias atletas, que amam e lutam por que amam.

Elas não são rotuladas?
H- Em todos os esportes temos preconceito, seja por estética, tamanho, cor, raça, mais são coisas tão monótonas ,e os atletas treinam tanto que um simples preconceito pode ser resolvido apenas com seu próprio psicológico.

Quais são seus planos para o futuro?
H- Quero me formar em Educação Física e continuar a treinar e a competir, um dia sonho em chegar no profissional e quem sabe defender meu pais na disputa de cinturão, e chegar a ser ídolo de algum jovem e incentivar vários deles a começarem a treinar porque viram que eu cheguei lá e eles também podem chegar.
 Se tudo der certo pretendo a formar equipes, competidores, ajudar família, campanhas e quem sabe até tornar um grande professor.

O que pode facilitar uma derrota?
H-Existem vários fatores importantes em um combate, como físico, técnico, tático, porém na minha opinião o mais importante é psicológico, e nele que o lutador se estrutura, não deixa se levar por torcida, por conversar ou quem sabe por críticas.

O que você mudaria no mundo?
 H-Eu tentaria resolver os problemas com as famílias pobres e que não tem lares, passam fome necessidade eu tentaria mudar alguma coisa nesse quesito.

Tem que decidir entre edtudo e Esporte?
H-Não não, pelo contrário o esporte é um grande motivador, dos estudos.
Tudo é questão de se organizar hoje em dia, podemos ver nas academias, treinos todos os dias inclusive nos sábados e domingos.

Você é organizado?
H- Hoje eu tenho uma grande fácilidade em dividir o tempo, por ser Estudante de Educação Física e sempre treinar artes marciais, eu consegui alguns estágios onde consigo treinar ou até mesmo ajudar em treinos de artes marciais, assim trabalhando e treinando ao mesmo tempo

Você tem um plano B  profissionalmente falando?
H- Quando a gente ama o que faz sempre tem um jeito uma segunda opção para que possamos seguir o futuro.

Hoje não consigo me ver sem as artes marciais
 Quem sabe só um simples estudante.
Acho que não sou apaixonado acho que sou um dependente 🤣🤣

Gostaria de fazer agradecimentos?
H-Daniel Andrada e Fábio Ramos (Chute Boxe)
André Salgado, Cristiano Ambrósio e Paranhos (Gracie Barra)
 Oswaldo e Matheus Assis (Bushidokan Karaté ).

 Agradecer aos meus patrocinadores...Gustavo megda ( me ajuda com parte física #Academia Studio Fitness) e Jaqueline Petenuci (Lagos Químicas)
 Esses acima são meus professores e mestres
 André Salgado, Cristiano Ambrósio e Paranhos (Gracie Barra).

 Daniel Andrada e Fábio Ramos (Chute Boxe)
 Oswaldo e Matheus Assis (Bushidokan Karaté )
 Esses são professores e mestres.

 E queria agradecer todos que já me ensinaram e me ensinam sempre, a todos os amigos das artes marciais e que sempre treinam comigo
Agradece minha mamusca e papusco Marli Reis e Luciano Graciel dos Reis que sempre me deram força e sempre me dão forças a tudo que eu faço em minha vida.

Não quero esquecer ninguém porém faria uma lista gigantesca se fosse para citar todos, queria agradecer todas minha família e amigos pessoais, agradecer meus irmãos de tatame e aos meus alunos do projeto.

 Quero agradecer todos que sempre torcem e torceram por mim e dizer que sem eles nada que eu conquistei ou que ainda irei conquistar não seria possível eu amo cada um deles.

Comentários