Peruadas-Questtão de Educação.





 Christovam Mendes

Já é consenso antigo que a arbitragem do Brasil precisa ser profissionalizado .

Profissionalizados para receber o respeito dos jogadores, pelo menos assim pensa a maioria que apóiam essa ideia.

Em suma os juízes, ou melhor dizendo , árbitros de futebol precisam ser profissionalizados para que os jogadores em campo os respeitarem .

Bom , há anos o seu blog preferido vem batendo na mesma tecla que que o problema do Brasil seja no esporte , seja do Trabalhador comum ou até mesmo dos políticos ,é a educação ; na minha modesta opinião é a falta de educação que causa todos esses transtornos nos campos e fora deles .

Uma história verídica é um bom exemplo da diferença que a educação faz no dia a dia de uma sociedade.

Na França um grupo de brasileiros jogava uma vez na semana a famosa "pelada" com franceses .

O jogo de futebol semanal tinha por parte de alguns brasileiros o típico descontrole emocional acompanhado de palavrões, até que um francês cansado dos xingamentos deu queixa na polícia e fez todos os participantes do jogo irem até a delegacia prestar esclarecimentos.

Já na delegacia a "malandragem" brasileira veio à toma e todos combinaram de não saber de nada como aprendemos no Brasil.

Sei que alguns estão achando um exagero essa história e outros até que seja ficção (mentira) mas é um fato real a mim relatado por um Brasileiro residente no sul da França.

Dentro da delegacia os franceses confirmaram o fato e os brasileiros tiveram a já conhecida cara de pau e disseram que não se lembravam do fato e por isso foram alertados pelo delegado que perjúrio na França é crime e da cadeia , magicamente todos brasileiros lembraram do fato de quem ofendeu a quem em público no futebol e as coisas foram resolvidas dentro da lei .

A quem achar exagero ,lembro que no Brasil xingar alguém em público também é crime , a diferença é a seriedade dos Franceses em relação aos brasileiros.

O mal educado foi punido pagando multa e fazendo serviço social e no futebol os brasileiros  aprenderam a jogar sem falar tanto palavrão.

Essa história verídica serve pra ilustrar que a educação e a seriedade geram respeito e é por esse tipo de coisa que jogador europeu não faz grupinho para reclamar e não desrespeita a arbitragem e é por essa história que defendo a melhora da educação no Brasil, quem sabe assim melhora o policiamento , a saúde, o futebol , o país e  a escola de arbitragem.

Até a próxima.

Comentários