Ativando a memória graças a um goleiro



Crédito: Fox Sports


Produção do Texto: Christovam Mendes e Adriana Santos


Eu , Adriana Santos, Editora Chefe do Blog Vida na Esportiva, pesquisei o porque da data  26 de abril ser o dia do goleiro e descobri que é a data de nascimento de Manga .

Manga foi goleiro do : Sport, Botafogo e da Seleção Brasileira, Jogou em outros clubes ,mas fiquei feliz e surpresa por que Manga é um dos ídolos do meu pai que volta e meia fala dele .

Homenagem justa , apesar de achar que seria um jeito ou gesto de o Brasil reparar o que fez ao grandioso Barbosa , se essa data fosse em sua .

Mas voltando ao meu pai e suas histórias maravilhosas de um futebol que nos encanta até hoje e está ainda vivo em sua memória e que acende a minha imaginação com lances narrados por meu pai enquanto os recrio .
 
Uma noite chuvosa ,braços cruzados para impedir que o frio incomode ainda mais aquele senhor de 86 anos .
 
Me aproximando com um caderno e caneta na mão desviei meu pai de algum pensamento e comecei uma conversa que o deixou com um sorrisão no rosto.
 
O Senhor ainda lembra do Goleiro Manga?
 
Ele imediatamente respondeu:
 
"O Manga do Botafogo,claro que sim".
 
E de primeira compartilhou lembranças guardadas por um bom tempo e muito bem preservadas  .
 
Transportou-se para uma data que não soube lembrar ao certo ,´poderia ser fim dos anos 60 ou até início dos 70.
 
E o Remo ,seu clube do coração em Belém recebia o estrelado Botafogo.
 
Manga também pisou no gramado do Estádio Baenão e meu pai testemunhou uma tentativa  de defesa que o goleirão não concluiu com êxito.
 
Alcino,o Motora, ídolo da torcida azulina conseguiu furar esta barreira, Manga caiu no chão na cidade das Mangueiras enlouquecendo torcedores como meu pai que com brilho no olhar tentou reproduzir a cena mesmo com dificuldades para se movimentar.
 
Daí em diante era lembrança sobre lembrança, remexer esta gaveta privilegiada de ter visto tantos craques do futebol brasileiro bem de pertinho, a metros devolveu a vivacidade a um velhinho que há poucos minutos antes daquela pergunta de um Milhão de Emoções reclamava das famigeradas  dores no joelho.
 
Fui solicitada várias vezes durante a noite de sábado ,29 de Abril,ele vinha despejando recordações do seu tempo de torcedor no estádio, subindo e descendo arquibancadas, gritando  e incentivando seu querido CLUBE DO REMO mesmo também dividindo o coração com o BOTAFOGO  de Manga, Garrincha, Jairzinho e tantos outros craques que valorizaram o futebol Brasileiro.
 
Os lapsos de memória e o corpo cansado perderam de goleada para filmes gravados na memória.
 
De grandes homens consagrados como jogadores de Futebol.
 
Um goleiro deu segurança ao emocional de meu pai, segurou suas mãos trêmulas através de um pensamento direcionado  pela imaginação , pensamento este que não conseguiu impedir o chute imaginário revivendo Alcino.
 
Uma historia linda do Manga e da memória do meu pai em relação aos idolos da epoca dele.

Goleiros , eternos inimigos do gol e os verdadeiros heróis dos nossos times ..
Texto dedicado aos goleiros e em especial ao grande Barbosa, vice campeão mundial de futebol.


 

Comentários