Formiga

 
Texto e Produção: Adriana Santos e Christovam Mendes
Créditos das Imagens: Lucas Figueiredo/CBF
 
 
 
"E lá vai a triônica, a Formiga Atômica!!!"
Bordão que cabe bem com nossa heroína.
 
 
 

 
E a história  de uma das mais destemidas representantes do outrora "sexo frágil" recebeu seu ponto final no domingo, 18 de dezembro.
 
O Torneio Internacional de Futebol Feminino que aumenta as poucas oportunidades que a modalidade tem para aparecer no Brasil terminou como tinha que ser: Seleção Brasileira Campeã mas...com a aposentadoria pedida pela discreta e emocionada craque ,misturando a alegria com tristeza em Manaus.
 
 
    
A Cigarra e a Formiga

Como na fábula "A Formiga e a Cigarra ", a nossa Formiga é uma trabalhadora incansável para que  Marta, a nossa Cigarra, pudesse cantar à vontade pelos campos.
 

Um conto de fadas que terminou sem glamour até porque  em sua carreira nunca houve pedidos atendidos ou sonhos de ostentação que a maioria dos boleiros tem.

A simplicidade é dominante e transparente no jeito de ser da nossa admirável Miraildes Maciel Mota, uma baiana que rodou seu país ,Suécia e até os Estados Unidos pelo prazer de jogar futebol... e que futebol: vistoso, raçudo e sincero.


Bem que o desenho A formiga Atômica poderia ser inspirado nela mas faltou a camisa amarela no personagem do desenho animado.
   

Seja no conto, no desenho ou numa aula de Biologia   Formiga estará sempre presente em nossas vidas.
 
Tão sincero a ponto de esconder as próprias lágrimas por acabar com um caso de amor que lhe rendeu o privilégio de jogar em seis edições dos Jogos Olímpicos com duas medalhas de Prata para guardar e sustentar a luta heroica que o futebol feminino trava para sobreviver no "país do Futebol Masculino".

Como se  tivesse culpa  da falta de um grande título, da falta de vontade que existe com a mulher que muitas vezes sai para bater uma bolinha em campos sem condições para trabalhar e poder mostrar que bate um bolão.

Formiga é de uma época que a paixão feminina por este esporte era pecado  e ainda tinha que ouvir insinuações do tipo que na verdade jogavam "em outro time".

 A clandestinidade fugia do preconceito, eram dois adversários difíceis de vencer.

Foi vice-campeã mundial sempre com a extrema vontade de suar a camisa por dias melhores para as atletas que jogam futebol no Brasil e são vistas apenas como praticantes de um hobby pela avassaladora maioria.

Deu o seu melhor.

Jogou com excelência, Vossa Excelência Formiga .

A Presidente do Clube das Jogadoras brasileiras desempregadas.

Sem uma equipe, um salário, um incentivo elas acabam não acreditando em suas carreiras e o futebol brasileiro começa perdendo aí.

Ganhou das Italianas ,5 a 3, mas após 21 anos de  cansativas promessas perdeu Formiga .


http://wfera.tripod.com/teoriadetudo/id15.html



E como na fabula formiga, a nossa Rainha, também merece um final feliz.
 



Para ela e para nós valeu a pena, mesmo sem o reconhecimento ,sem fazer deste Formigueiro um armário de Obrigados ,agrados e levezas capazes de filtrar uma fulminante desconfiança.

Formiga não soube na prática a empolgante expressão "oba-oba", bajulação pura por parte da imprensa e da torcida como um todo, não aquela sazonal de Jogos Pan-Americanos, Olímpiadas e Amistosos  para ser mais direta.

Ser valorizada para compensar as saias justas de quem ousou vestir short e calçar chuteiras e se permitir jogar um esporte que era identidade masculina há alguns anos.

Formiga e Seleção ,como diz a música o "para sempre sempre acaba."

O que fica são as lembranças e as ótimas referências que daremos desta trabalhadora que ainda não se aposentou completamente.

Que apareçam interessados em contratar os serviços de uma formiguinha boa de bola e de coração.

A Redação do Vida na Esportiva agradece os bons momentos .

Em  nosso conto a formiga e a cigarra convivem muito  bem nos trazendo muitas alegrias.
 
Existem espécies de formigas  que conseguem carregar até 100 vezes o seu peso mas a nossa formiga carregava era 200 milhões de pessoas.
 
https://darwinismo.wordpress.com/2011/01/26/formigas-conseguem-levantar-ate-100-vezes-o-seu-peso
 

http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-curiosa-forca-de-uma-formiga.html

Comentários