Toda criança é um ensaio de Atleta

Por: Adriana Santos


Desde pirralhos já somos feitos com massinha de modelar para o Esporte, não se trata de imposição é a ordem natural das coisas que nos apresenta primeiro em tom de brincadeira mas depois o relacionamento vai mudando de status: companheirismo, sonhos, paixão e quando se transforma em amor temos que pagar prendas que vão deixar cicatrizes para a vida toda .
 




Um brinquedo pode fazer bater mais forte um coraçãozinho em desenvolvimento.

É de pequenino que se torce o pepino ou  se aprende a torcer?

Adotamos nossos primeiros uniformes com a largada na escola, e voltamos para casa mais sabidos e sujos porque é na escola que nos soltamos, caímos e levantamos experimentalmente .

E como ratinhos em laboratórios lá vão  braços e  pernas ao chão ,na grama, na quadra é o alfabeto dos movimentos que vão educar e proporcionar lazer no ambiente escolar.

Isso nos faz lembrar da primeira bola que balançava no berço presa a um fio inquietando o olhar das crianças loucas para arrancar e tocar naquele objeto enigmático.

E com esta inspiração que tira o soninho de qualquer bebê muitas crianças tomam gosto pelo esporte.

 


 

Futuramente não muito distante da fase do fascínio de fraldas como um trocar de pernas curto e mágico rola o primeiro chute de short ou  saia .
Os sonhos correm e crescem ao balançar redes imaginárias de traves improvisadas em madeira, pedras ou garrafas pet.

Vidraças e vasos quebrados, o cartão vermelho sonoro dos gritos que  nascem a partir do momento de uma ameaça de esquecimento sem êxito,pois um dia também fomos crianças.

Aí vem aquela perguntinha mais  repetida que episódios de desenhos animados por vários adultos: O que você vai ser quando crescer?
De uma maneira ou outra depois das amostras grátis de modalidades nas aulas de Educação Física se não tivermos as habilidades para seguirmos em frente suando, treinando e competindo ainda temos chance de evitarmos a separação do esporte... sendo um torcedor ou sofredor profissional.
 
As camisas dos clubes são as peças que vão mudando o visual e provocando os amiguinhos e isso vai gerando ensinamentos para uma vida toda ,o respeito com as diferenças.
A tolerância pela opinião do outro por não ser igual a sua.
O esporte pode ser a salvação em um tratamento de saúde, uma atividade física para ocupar corpo e mente.
Os asmáticos vão ao pediatra e voltam com a Natação na receita médica, três vezes por semana e depois de um tempo respirando aliviados.
 
Nossos brinquedos são convites irresistíveis e tentadores para uma brincadeira ser o indicador de uma promissora carreira.
 

Bicicletas, que com a intimidade se tornam  bikes ,o Boliche com seus pinos e bolas coloridos exercem um lado sensorial e de concentração em parceria com os tabuleiros da Dama e Xadrez.
O Skate radicalizando as broncas da mãe ,a chefe do Departamento Médico .
Criança feliz não tem medo das armadilhas de uma brincadeira por mais que termine em choro e remedinho que trata o ferimento.
 
Ensaio de Atleta também chamado de  infância é um palco que passa muito rápido e quando desmontado nos damos conta que aquele  castelo foi real, os brinquedos inanimados falavam a nossa língua e eram amigos confiáveis .
 
Que as corridas, os saltos, as brincadeiras de roda (que hoje moram em museus) e até os joguinhos que nos obrigavam a voltar 10 casas estavam antecipando o que viria depois da festa com bastante algodão doce.
 
Fomos treinados e  felizes .
 
 Aqueles que prestaram atenção no ensaio  estão colhendo as medalhas nos jogos do dia a dia.
 
 Tem Criança que perde a infância pensando em ser ídolo quando os anos avançarem.
 
Tem Criança que não tem infância ,arrastados por adultos vilões a montarem o quebra-cabeça da responsabilidade que não é deles na rua.
 
Enfim...a todas crianças de ontem (eu sou uma delas) e as de hoje deixo um recado: viver na esportiva é a maior diversão.
 
Ganha um sorvete daqueles de dar água na boca quem souber jogar em todas as fases. 

12 de Outubro,o dia que ninguém esquece nunca mais.

Comentários