Saúde ZERO e quase no WO




Por: Adriana Santos


Algumas torcidas do Futebol Brasileiro estão à beira de um ataque de nervos e caso precisem de auxílio médico... aí que a vaca vai para o brejo.

As dificuldades já começam ligando para o Serviço de remoção que tem um número limitado de ambulâncias e nem sempre chega valorizando o tempo para ajudar a salvar.

Dentro do local de atendimento novos fatores colaboram para subir a pressão arterial de qualquer um.

Posto de Saúde sem especialistas e remédios, pronto socorro com superlotação de metrô em horário de pico e se for um hospital público só se tiver encaminhamento tendo que esperar em pé por um leito.

Salvos pela síndrome do pânico, sintomas passaram e eles se livraram desta competição acirrada pela sobrevivência.

Mas e quem precisa permanecer demarcando território?

Sem opções é obrigatório conviver com as falhas de quem administra esta UTI.

Ainda resta uma saída ...a boa vontade dos médicos que fazem de tudo um pouco para controlar a situação.

Eles são Super Atletas ,trabalham e se preocupam muitas vezes tirando o dinheiro do próprio bolso para custear o Departamento Médico de uma Nação .
 
Então... o que os adrenalizados torcedores de Bragantino, Joinville ,Tupi e Sampaio Corrêa na Série B juntos com os de  Vitória, Figueirense, Santa  Cruz e América Mineiro da Série A  de mãos dadas na emergência superlotada do  Brasileirão tem em comum com a saúde pública do país destes Campeonatos?
 
Estão sem forças, com diagnósticos que exigem uma internação que mude o quadro desesperador.
 
18 de Outubro, Dia do Médico .

 Nada de chinelinho branco para combinar com o Jaleco ou bolo esperando na recepção angustiada dos pronto-socorros espalhados ,este time de médicos é obstinado, doadores de seu próprio sangue para salvar uma situação ainda reversível e parecem muito com os jogadores do Santa Cruz que apesar do saldo insuficiente na conta bancária para sacar no final do mês suam em campo assim como estas máquinas humanas dos hospitais  e dedicados ao extremo plantão após plantão .
 
Pacientes impacientes em filas paradas como a de vítimas da habilidade do craque que vai costurando os adversários girando o corpo para lá e pra cá.
 
A sutura feita na raça pelos profissionais da saúde brasileira não cicatriza uma ferida aberta há décadas e nem consegue sequer maquiar a falência da administração pública  do Sistema Único de Saúde.
 
"Abrem-se as cortinas " do ambulatório e lá dentro enfermeiras cuidando de vidas sem rumo , nocauteadas por doenças que debilitam até o pensamento,não é momento de raciocinar o porque da falta de remédio que iria aliviar a dor ou mal estar .
 
O silêncio pedido no início do texto é para ouvir as mazelas que invadiram os atendimentos públicos de saúde clamando por socorro.
 
Ambulâncias e suas cirenes desvairadas goleiam com toque de estresse e no entra e sai muitos perdem a vida por falta de recursos .
 
Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Radiologistas e Maqueiros que  participam do dia a dia dos corredores e instalações precárias com o coração na mão transplantando esperança aos donos de olhares desoladores.
 
Verbas reduzidas e inexistentes jogam sujo sufocando  os contra-ataques corajosos de quem passa horas ininterruptas de plantão tentando marcar de perto o sofrimento.

O Profissional da Saúde Brasileira é o nosso Anjo da Guarda .

Vidas em mãos ,e com suas intervenções salvam famílias e amizades.

Devolvem o prazer de rever alguém e de falar com alguém .

Restabelecem sorrisos e minimizam  aflições.

Tudo no conta- gotas...em doses de humanização.

Salário injusto, condições sub- humanas de trabalho, mas um trabalho que lava a alma com soro fisiológico ,boas ações e dignidade.

Apesar de faltar quase tudo eles merecem medalhas e reconhecimento.

Médicos de coração grande e suas mãos mágicas e angelicais com ou sem luvas .... delicadas e decididas.

Muito obrigada e Parabéns!
 
http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/santa-cruz/2016/09/30/noticia_santa_cruz,44775/santa-cruz-tenta-levantar-fundos-para-pagar-salarios-e-presidente-se-explica-ao-elenco.shtml


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/10/hospitais-publicos-suspendem-cirurgias-em-varios-estados.html



http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/10/medicos-denunciam-superlotacao-no-hospital-infantil-de-vitoria.html

Comentários