Vivi,mais uma atleta do Basquete.



                                           Crédito: CBBC/Divulgação




Da Redação: Adriana Santos
 

O All Star Rodas em Belém no Pará cedeu cinco Atletas para o Seleção Brasileira Feminina do Basquete em Cadeira de Rodas.
 
O Vida na Esportiva tem a honra em apresentar a quinta atleta paraense em um bate-papo inesquecível.
 
Trazendo um fato que é muito peculiar na Região Norte do Brasil, a deficiência de Vivi aconteceu como sequela de uma picada de cobra.
 
Confira a entrevista com a Atleta que gentilmente falou com o Blog depois de dois treinos na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos( ANDEF),por enquanto os treinamentos e a concentração estão sendo neste endereço.
 
Mas a partir do da 31 de Agosto a mudança já está programada pra a Vila de Atletas dos Jogos Paralímpicos Rio2016.
 
 
Nome: Vileide Brito de Almeida ,a Vivi
Clube: AllStar Rodas
De Belém para o mundo.
 
Qual a sua deficiência?
Atrofia na perna esquerda adquirida por uma picada de cobra
 
Há quanto tempo você convive com esta deficiência?
Há 13 anos, foi uma picada de cobra com 11 anos de idade, foi em Curuçá, interior do Pará.
Morava com minha avó que trabalhava na roça e sempre saia com ela para não ficar sozinha em casa.
Mas só tenho a agradecer a Deus por tudo pois sem o Esporte não teria conquistado muitas coisas em minha vida.
 
Como o Basquete em Cadeira de Rodas entrou na sua vida?
Através de um convite do meu amigo há 9 anos.

Nunca pensou em trocar o Basquete por outra modalidade?
Na verdade acho que não fui eu que escolhi o Basquete e sim ele que me escolheu ,porque nunca gostei de esporte ,acho que deve ter sido também por causa da deficiência.

Existe algum outro esporte que você simpatiza?
Ficava com um pouco de vergonha de participar da Educação Física na Escola mas depois que conheci o Basquete vi que muitas das vezes nem eram as pessoas que me olhavam diferente e sim eu que já ficava com aquilo na cabeça.
E acho bonito o Handebol e também gosto muito do Atletismo.
Na verdade todos os esportes paralímpicos são apaixonantes com histórias muito bonitas de luta e superação

Costuma assistir outras competições quando joga Parapan por exemplo ou pretende assistir outras modalidades paralímpicas?
Provavelmente não, porque nos dias que não estamos competindo vamos treinar. e a ansiedade é grande.
 
Vamos fazer uma brincadeira séria agora? Você é a "garota-propaganda" dos Jogos Paralímpicos Rio 2016,o que diria para a torcida brasileira?
Que venham prestigiar o Esporte Paralímpico e em especial o Basquete sobre rodas, pois este esporte tem uma grande beleza ,vocês não vão se arrepender e sim se apaixonar por este esporte tão maravilhoso.
Conto com a calorosa presença de todos vocês para abrilhantar esta festa ,pois com a torcida brasileira que temos tenho certeza que energias positivas não irão faltar.
 
O que o Esporte representa na sua vida?
Superação
 
Na sua opinião qual é o adversário mais perigoso que irão enfrentar na primeira fase ?
É a Alemanha ,atual Campeã Paralímpica.
 
Quando está no pódio recebendo uma medalha o que passa pela sua cabeça?
No quanto vale a pena nossas lutas diárias ,sem dúvida uma sensação muito gratificante para um Atleta.
 
Você sonha que um dia grandes clubes como no âmbito local Remo e Paysandu formassem equipes paralímpicas em algumas modalidades?
Seria muito bom mesmo ,mas acho que depois dos jogos no Rio deve abrir a mentes de todos os órgãos em relação a isso.
 
E vocês recebem algum tipo de apoio?
O SESI, Serviço Social da Indústria,  é um dos Órgãos que apoia muito o All Star Rodas e da melhor forma possível ,em relação ao material enquanto disputamos um Campeonato.
E nós só temos a agradecer este apoio e isso contribui para nosso crescimento.
 
Qual o seu prato favorito?
Bife com Macarrão
 
O que costuma fazer quando não está quadra?
Ficar em casa e nos momentos livres gosto de ler.

Diga uma frase que você usa como incentivo dentro e fora da quadra.
Lutar sempre, desistir nunca.

 
 
 Leia para um Deficiente Visual a legenda inclusiva da Imagem de Divulgação da  Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas/CBBC

 
Atletas em suas Cadeiras de Rodas e bem  na  frente a primeira segura uma bola de Basquete.
 Atrás delas, membros das Comissão Técnica.
Atletas da Seleção Brasileira estão no círculo central e os outros passam da linha de meio-campo em uma quadra de basquete fechada.
Sorrisos nos rostos
 
 

Comentários