Lia joga Basquete ,conheça um pouco sobre ela.


Crédito: Divulgação/CBBC



Da Redação: Adriana Santos


A paraense Lia é uma das personagens desta superprodução chamada Jogos Paralímpicos  Rio 2016.

Na correria entre treinos em dois períodos e um tempinho na Fisioterapia( porque ninguém é de ferro) ela conversou rapidamente com o Vida na Esportiva.

Fique sabendo um pouco mais sobre a Número 12 da Seleção Brasileira Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas.

Nome:Lia Maria Soares Martins
Paraense de Belém
Clube: Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba/GAADIN(SP)

Qual é a sua deficiência?
Sou amputada da perna direita abaixo do joelho.

Há quanto tempo você pratica o Basquete?
Já pratico há dez anos

Analise o grupo do Brasil em grau de dificuldade na primeira fase das Paralimpíadas
É uma chave difícil

O que não pode faltar em sua mala quando viaja para competir?
Nada, não tenho costumes e manias para competir

Não tem nem o hábito de ouvir músicas?
Ouço músicas que tenho no meu playlist do telefone

Qual a causa da sua amputação?
Foi um atropelamento

E como começou a praticar o Basquete, alguém comentou ou partiu da sua iniciativa?
Fui convidada na rua ,fiquei curiosa e fui saber o que era...gostei.

Você pensou muito, ficou reticente antes de procurar?
Não, fui procurar saber no mesmo dia que fui procurada.

A sua família acompanha as competições que disputa?
Minha família apoia bastante.

Quais os títulos que conquistou até agora em sua carreira?
Já fui Campeã da Copa das Américas em 2013 na Guatemala, Bronze no Parapan de Toronto em 2015 e também no Parapan de Guadalajara em 2011.

O Nutricionista veta nas refeições o que você gosta antes e durante as competições?
Tenho um Nutricionista que preparou uma Dieta e vetou algumas coisas.

Mas qual é o seu prato favorito?
Arroz, Feijão, Farinha e Carne.

Você tem um cantinho especial para guardar suas medalhas?
Eu atualmente estou morando em Ribeirão Preto e meus troféus e medalhas estão em Belém, na casa da minha mãe.

Qual recado que deixaria para aquelas pessoas que passaram pela mesma situação de atropelamento e que poderiam estar praticando esporte?
Que procurem não se acomodar, procurem esporte ou outra atividade.

Existe alguma frase que costuma lembrar para recuperar forças ...encorajar?
"Deus escreve certo por linhas tortas"

 

Comentários