Eureka Paid'égua-Parte 5


                      Crédito: Adriana Paixão/Divulgação


Da Redação: Outra Adriana ,a Adriana Santos.

Com tempo contado, nada de rotina livre somente em equipe.
Adriana Paixão entre uma hora de almoço, treinos e a volta para o hotel somente para o descanso gentilmente se esforçou para falar com o Vida na Esportiva .

Cinco minutos  de intervalo e nascia a entrevista, de áudio em áudio gravados, o resultado está aqui.

Há quanto tempo você trabalha com Desportos Aquáticos?
Fui atleta de Natação desde os meus 6 até os 18 anos ,entrei na Faculdade com 18  e em 2000  comecei a trabalhar com essa parte aquática(natação para bebê e infantil) mas com o Nado Sincronizado iniciei em 2003.

Quando era criança e adolescente no Colégio a Educação física era sua disciplina favorita?
Sempre foi, Educação Física e Inglês, acho que para a maioria das crianças a Educação Física é a disciplina favorita.

Se tivesse que dar uma nota para a Educação Física Escolar no Brasil seja pública ou privada em termos de investimento e formação de Atletas qual nota você daria?
Bom, essa pergunta é bem difícil, a nota é mínima.
Para não dar zero vou dar cinco, infelizmente em nosso país não tem incentivo ou estrutura de incentivo tanto na disciplina  Educação Física quanto no modo geral.

Quando o Nado Sincronizado entrou na sua carreira?
Em 2003,antes em 2002 assisti a  um Campeonato Sul- Americano que teve em Belém ai conheci o Nado Sincronizado e fiz clinica com a Seleção Brasileira.
Em 2003 implantei o Nado Sincronizado no Clube do Remo e entre 2005 e 2006  já estávamos  nas competições organizadas pela Federação .
Fiquei no Clube do Remo até 2008 e em 2009 fui para o Flamengo,fiquei 3 anos no Clube de Regatas do Flamengo e depois mudei para o clube chileno  Stadio Italiano,um clube em Santiago e depois eu retornei para Belém.
Depois deste retorno eu não trabalhei mais como Técnica de Nado Sincronizado, estou  somente na parte de organização trabalhando sempre para a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos(CBDA)e nos eventos internacionais, e agora nas Olimpiadas pelo Comitê Organizador Rio2016.
Minha atual função aqui é Coordenadora de Treinamento do Nado Sincronizado.

Como foi a experiência em trabalhar no Flamengo ,um clube de massa devido ao futebol e que é um dos parceiros do Esporte Olímpico?
Foi uma experiência muito importante na minha carreira esportiva eu sai de um clube com pouca estrutura e digamos sem nenhuma tradição no esporte olímpico, fui eu que implantei o Nado Sincronizado no Clube do Remo.
E no Flamengo tive a oportunidade de trabalhar com as Técnicas da Seleção Brasileira e cresci muito profissionalmente dentro do Nado Sincronizado e a partir dai surgiram outras oportunidades na minha vida profissional.

Em Belém trabalhastes no Clube do Remo e atualmente no SESI aqui os Desportos Aquáticos (Natação, Nado Sincronizado, Saltos Ornamentais, Polo e Maratona Aquática)são pouco divulgados, qual a sua opinião a respeito do assunto?
Trabalho em Belém atualmente no Sesi ,na rede de Academias Bodytech e  também sou Professora do Plano Nacional  de Formação de Professores da Universidade Federal do Pará(UFPA).
Realmente na nossa região os Desportos Aquáticos não são muito divulgados, já tivemos épocas melhores mas eu acho que justamente isso acontece por falta do incentivo por parte do Governo e Instituições privadas.
Acredito que agora com as Olimpíadas as pessoas comecem a procurar modalidades esportivas ,é muita visibilidade e consequentemente aumentando a divulgação dos Desportos Aquáticos em nossa região.

O Nado Sincronizado é rotulado de "esporte elitizado",você já trabalhou em algum projeto social em especial?
Não, nunca trabalhei por falta de oportunidade mas acho interessante essa questão de usar o esporte para o cunho social.
Eu conheço aqui no Brasil um Projeto de Nado Sincronizado com Atletas Paralímpicos.
Inclusive essa equipe já foi até para o Japão participar de um torneio.
Uma forma de inclusão muito legal, qualquer modalidade esportiva e um meio de inclusão Social.

8-Quais as qualidades que uma atleta precisa para ter êxito no Nado Sincronizado?
Primeiro precisa ter todas as qualidades que qualquer Atleta precisa ter em qualquer modalidade: disciplina, determinação, se empenhar e gostar muito que faz.
No Nado Sincronizado especificamente muitas habilidades físicas, é uma modalidade que exige bastante da capacidade física:flexibilidade, força e boa resistência cardiorrespiratória.
Enfim, um conjunto de qualidades físicas, pois é uma modalidade complexa.

Quais as metas do Brasil nesta modalidade  nos jogos Rio2016?
o brasil disputa duas provas dueto e equipe.
Na Prova de Equipe são 8 disputando e o Brasil briga para melhorar a nota , devemos ficar em torno do sexto lugar porque as equipes que vem competir são  muito fortes.
E no Dueto o Brasil vai tentar  entrar na Final Olímpica, são 24 duetos e só 12 entram na final.
Tem a fase eliminatória, primeiro a Rotina Técnica e depois a Rotina Livre .
A somatória dessas duas rotinas definem as 12 melhores equipes que vão para a  final.
Nas últimas edições das Olimpíadas em Londres  o Brasil ficou em décimo terceiro lugar faltou uma posição para chegar na final e o Dueto que vai disputar no Rio  tentará melhorar essa marca e ficar no mínimo em décimo segundo buscando conseguir uma Final Olímpica.

O sonho da Adriana e das meninas do Nado Sincronizado Brasileiro também é nosso.

Ótimo Rio2016 para todas, que os novos resultados transforme esta modalidade em nosso país para melhor.

Comentários