E o jogo continua...

Crédito:Ricardo Stuckert/CBF
 
 
Da Redação: Adriana Santos
 
 
Não podemos dar as costas para o Futebol Feminino, sei que toda vez que a Seleção Brasileira entra em ação reinicia um círculo vicioso que  tortura as Mulheres e Atletas desta modalidade empurrando todas para um  ciclone de provações.
 
É inegável que para esta disputa de Jogos Olímpicos houve um cuidado maior ,uma atenção com direito a  manchete principal na imprensa mas o vazio que sempre sobra com o passar dos dias anuncia que está chegando outra vez através de algumas opiniões inconsequentes.
 
Declarações do tipo "que elas só servem para jogar torneios de quatro em quatro anos, que não temos time feminino e sim de lésbicas  e que aquela comparação com o futebol masculino foi ilusão" provocam uma revolta gigante.
 
Em primeiro lugar: esta ausência de calendário para o Futebol Feminino atrelado a falta de seriedade só existe no Brasil quando citamos os países que estão sempre decidindo competições.
 
Em segundo : A vida pessoal de cada uma fica do estádio para fora e ninguém tem nada a ver com estas preferências.
 
Em terceiro :  Aquela comparação apenas serviu para incentivar a Seleção Masculina que ficou com o ego ferido.
 
Me preocupo com este grupo de pessoas cruéis que transformam o Futebol Feminino em um brinquedo e se divertem a cada queda.
 
A imagem desolada de Formiga implorando com toda humildade do mundo que não desistam do Futebol Feminino provoca um questionamento direto para quem manda no Futebol brasileiro.
 
E agora?
 
A craque se despede da Seleção jogando um Futebol de alto nível sem uma super produção, título ou medalha, estátua, jogo amistoso, oba-oba ou algo parecido.
 
Formiga terminando seus serviços futebolísticos prestados  à Seleção Brasileira com muita dor, com aquela sensação de joguei tanto e daí?
 
Um retrato mostrando que por trás do buraco separando o Brasil das conquistas relevantes reina um preconceito que agride ferozmente para minar o seu crescimento.
 
A quem interessa ver mulheres jogando Futebol na Machista TV Aberta?
 
As narrações precisam se adequar pois irritam quando trocam os artigos definidos e indefinidos: "a" pelo "o" e "uma" por "um".
 
Dos "interesses" de um perfil que boa parte delas ficam de fora.
 
 O real interesse existe e foi comprovado pois o público gosta, paga ingresso e liga a TV para torcer por elas(alguns por modismo e outros por paixão de torcedor)  .
 
Tem aqueles usando o argumento do tal  baixo nível técnico... e se formos pensar nos vários jogos de Futebol Masculino que assistimos a duras penas repletos de passes errados ?
 
Não estou querendo convencer vocês que o Futebol Feminino é melhor que o Masculino.
 
E sim que tem espaço para os dois.
 
Bastam querer.
 
O quarto lugar nos Jogos Olímpicos Rio2016 depois da derrota para o Canadá por 2 a 1 não condiz com elas.
 
Mas precisamos acertar o que está desajustado nos bastidores.
 
E que as palavras rastejantes e  humilhadas de Formiga e Marta pedindo apoio não contamine quem vem chegando agora.
 
O Vida na Esportiva sempre esteve ao lado delas.
 
E irá continuar.
 

Comentários