Espírito Olímpico: Marta







Hoje o EO vai falar de uma pessoa eleita 5 vezes a Melhor do Mundo ,que já disputou finais olímpicas.

Medalha, importância e reconhecimento.

Não, não é o Messi, é a Marta!

E para quem pergunta : quem é a Melhor no Mundo do Futebol? 

 O seu Blog responde: Marta que ganhou consecutivamente suas Bolas de Ouro da Fifa.

Afinal, até o recorde de gols na Seleção é dela.

O Futebol masculino  brasileiro vive em uma busca incessante por um camisa 10,mas o feminino tem esta virtude ou seria um reinado?

O Reinado da  Rainha Marta para muitos está acabando ,mas enquanto isso não acontece a Coluna Espírito Olímpico resolveu falar das aventuras olímpicas desta alagoana de Dois Riachos.

Em Atenas 2004 e Pequim 2008 foram duas medalhas de Prata com gostinho de Ouro, porque se formos levar em conta as dificuldades das mulheres que jogam futebol em relação aos homens no Brasil é como se disputasse os Jogos Olímpicos em todas as modalidades.

Está achando exagero?

De 2006 a 2010 reinou absoluta no Troféu Bola de Ouro da FIFA, foi a Anjinha da Guarda nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 vivendo o sonho da Cinderela com horário invertido ,era um início de tarde com um Maracanã lotado.

Atenas 2004:A escalação era essa de um time que pensava e jogava coletivamente para se libertar  do estigma de ser invisível .

Mas todo mundo viu e sentiu o que Maravilha, Grazielle, Mônica,Tânia Maranhão, Juliana, Renata Costa, Formiga, Daniela Alves, Pretinha, Marta, Rosana, Cristiane, Aline, Elaine, Maycon, Kelli, Roseli e Andréia comandadas pelo obstinado Renê Simões foram capazes de fazer .

Brasil perdendo na prorrogação para os Estados Unidos, em um jogo que para Marta e companhia valia um prato de comida e muito respeito dentro do próprio país.

1 a 0 EUA, gol de Tarpley,38 do primeiro tempo.

1 a 1com Cristiane,27 do segundo tempo.

Na prorrogação ,2 a 1 para as americanas com Abby Wambach.

Em 2008, a Seleção trocou de Técnico, agora Jorge Barcellos tinha uma craque ao seu dispor, uma Formiga incansável por todo o gramado e companheiras cada uma cumprindo sua importante função juntas para levantar de vez o futebol feminino.
 
Despertaram atenção e paixão de muitos torcedores por esta causa tão justa.

A cada jogo ,reafirmação e a dúvida entre sonho e realidade continuavam.

A Seleção jogava assim: Andréia,Andréia Rosa,Tânia Maranhão,Renata Costa, Maycon,DanielaAlves,Formiga,Ester,Marta,Cristiane,Bárbara,Francielle,Pretinha,Fabiana,Érika,Maurine,Rosana.

Foram 5 jogos sem perder, ate os Estados Unidos novamente transformar  Ouro em Prata.

1 a 0 na Final.

Resumindo um currículo 5 estrelas da mulher que faz jus ao ludismo e importância de quem tem o número 10 nas costas.

 Poderíamos lembrar  que Marta já foi a Maior Artilheira das Copas do Mundo de Futebol Feminino, foi revelada pelo CSA de Alagoas, jogou em vários lugares do mundo, com a Seleção foi bicampeã Pan-Americana, Vice Campeã na Copa do Mundo em 2007,Liga dos Campeões da Europa, Libertadores e muito mais.

Tantas conquistas e serviços prestados pela Seleçao Brasileira e clubes que tiveram a honra de ter a Rainha como Atleta.

Marta, muito, medalha...começo com M e final no pódio.

Em 2016 jogando em casa quem sabe a história a ser escrita seja diferente ...

Texto: Adriana Santos e Christovam Mendes

Fonte: Wikipedia

 
 

Comentários