Espírito Olímpico: João do Pulo



    







                           Crédito: Wikipédia




João Carlos de Oliveira é um nome que poderia estar em uma lista de chamada escolar, na verdade o seu blog favorito  quer chamar a atenção para este ídolo que foi apagado com a borracha do esquecimento.

Um currículo cheio de glórias ,um salto na política e sofrimento remontam a vida de João do Pulo.

O Sofrimento

1999 o ano que decretou o fim do drama deste atleta que contribuiu muito para o crescimento do Atletismo Brasileiro.

Uma avalanche de problemas foram interceptando aos poucos a trajetória daquele que foi 3 vezes Campeão Mundial do Salto Triplo :alcoolismo,depressão,dificuldades financeiras e as sequelas de um acidente que aconteceu em 1981 minaram as esperanças do nosso Campeão.

O meio disso tudo

Tudo mudou da água para o vinho ou seria do doce para o amargo ,um acidente com o carro tirou de cena nosso medalhista olímpico de Bronze em Montreal,depois da amputação da perna direita partiu para os estudos para tentar esquecer a tristeza formando-se em Educação Física e vestindo a camisa da política.

As conquistas

João do Pulo conviveu com as glórias que hoje relembramos na Coluna Espírito Olímpico,mas a dureza sempre foi parte integrante de sua vida.

De família pobre teve que utilizar uma habilidade do Futebol para driblar a ausência da mãe e para se sustentar trabalhou desde cedo.

E como nos contos de fadas ,surge um padrinho de Ouro (Pedro Henrique de Toledo,o Pedrão)  ajudando nosso João a quebrar o recorde mundial junior ,depois o militar foi colecionando medalhas em Pan-Americanos ,Mundiais quebrando recordes tanto no Salto Triplo quanto nos Saltos em Distância.

O Vida na Esportiva defende João do Pulo como Figurinha carimbada do esporte Olímpico brasileiro e que seu brilhante currículo seja mostrado para quem começa a sonhar com Atletismo.

Precisamos de ídolos vivos para os candidatos ao pódio no futuro e relembrar João do pulo é preservar parte da história que precisa ser revisitada sempre para injetar inspiração.
 
Adriana Santos

 
 

Comentários