Goleiro- Herói ou Vilão? #DiadoGoleiro


Quem acompanha a Coluna  Peruadas sabe  que meu primeiro texto  foi homenageando e agradecendo  ao Sr. Nilton Santos pelo meu par de luvas  de goleiro, e  como disse foram  muito bem usadas  levando adversários  ao desespero  ao desespero  e minhas companheiras nas falhas.

Lembro até hoje de lances que foram importantes para mim ,como: "hoje você está impossível Cabral" (meu apelido) e "você  foi eleito pela gente  o "Goleiro do Fantástico" antigamente  tinha o artilheiro e o goleiro.

Bons tempos ,principalmente para um garoto  que sonhava em ser "o Paulo Sérgio" do Botafogo ,apesar de ser Flamenguista.Que Dasaev,Pfaff e  Preud'homme  me desculpem ,mas o goleiro  da minha  vida ,a minha referência  foi o Paulo Sérgio.

Infância boa  por ter jogado bola  e por ter tido  exemplos de atletas  famosos ,tempo que se admirava  jogadores de outras equipes...saudades.

Mas hoje estou aqui  para homenagear os goleiros ,até porque  fui um  Goleiro ,o jogador que é diferente dentro de campo ,quadra,piscina,com taco.´Personagem   de tantos esportes  como: Hóquei(e este tem  na grama,gelo...grama),Handebol,Polo(a cavalo e aquático),Futebol (este então... o que não falta é modalidade) e  outros que não me recordo  agora ,mas que com certeza  tem o peso "de nunca poder errar"  mesmo  quando o time  está ganhando  de goleada  e que muitas vezes  não é reconhecido  depois de ter  "parado"  o time adversário  o jogo inteiro e ver que  o Herói do jogo  é o jogador  que fez o gol ,e  as vezes  sem querer.

Goleiro,o cara  que tem que ter  a confiança  do técnico do time  e que  por isso  muitas vezes são  os capitães das equipes.
Taffarel,São Marcos, Rogério Ceni e tantos outros  que sempre estiveram ali  dando e fazendo o seu melhor  sem direito a errar.E mesmo quando  não erraram  como Barbosa,foram culpados.

Goleiro de herói a vilão  em instantes ...o céu  e o inferno  num só  jogo  onde  fez  o "impossível" ,mas num erro  o time perdeu.
O que importa  quantos gols  os atacantes  perderam (e  perdem muitos), o único  que não poderia errar  é o goleiro.

Então a você  meu companheiro de fibra ,luta, personalidade  e que sai sorrindo  do jogo mesmo  depois de estar  todo  ralado mas feliz  porque não tomou  gol.. Parabéns!

26 de abril  é seu dia.

Honre sua camisa sempre. 

Christovam Mendes
bloglevandoavidanaesportiva@gmail.com (Redação)

Comentários