Na defensiva, sempre! #DiadoGoleiro

Por: Adriana Santos

Defensiva;conjunto de todos os meios de defesa,ou simplesmente atitude ou disposição para se defender.Depois da participação do dicionário, digo o óbvio:,goleiro não tem escolha,defender ou defender.
Segurar uma situação constrangedora após uma falha é para poucos.E a estratégia é sempre a mesma com pouca ou muita agressividade ou seria personalidade?
Falhar é humano,menos para o goleiro,um pecado capital que vai agregando outros e  transformando-se em uma bola de neve traiçoeira escorregando de suas mãos e promovendo o "frango do momento",entrando para um ranking nada positivo.
Despir-se da culpa depois do uniforme muitas vezes forjada, aniquila aqueles que escolheram o gol para trabalharem no futebol,acompanhados de clichês do tipo "posição ingrata",eles sobrecarregam a carreira nas costas quando as  mãos não dão conta de suas partes e de um desentendimento com a sorte
 A responsabilidade pesa tanto que recorrem aos pés,um contrato de risco envolvendo mudança no placar,o crime chamado pênalti pode acontecer e o seu mundinho fechado  ruir,desabar,abrindo-se a interferências externas de todos os níveis e tolerância.
Vida de goleiro e suas instabilidades,as luvas são lenços para chorar e a trave um divâ,lá em baixo a fé move a bola, desviando para bem longe a ameaça a sua felicidade.
O pênalti,uma eterna dúvida, mexe com sistemas nervosos e táticos,a gangorra entre ser titular ou reserva e aparecer nos noticiários esportivos no dia seguinte com sorriso ou abatimento no rosto passam editados em questão de segundos em suas cabeças.
E por que não usar a inteligência? Lembrar das preferências do adversário na cobrança pode ajudar,usar a mente para conversar com a trave,é um argumento poderoso e escancara para o egoismo,"lamente por mim e perca a oportunidade".
Porque ser goleiro e advogar para o time sem ter o perdão de niguém?Amor,masoquismo ou falta de opção quando não se tem habilidade?Aos donos e donas do dia,defendam suas teses.


Comentários