Lições da Capoeira

Divulgação


Por: Adriana Santos
twitter.com/blogesportiva
O blog descobriu a pauta do post de hoje no Facebook o trabalho de Kaled Barros chamou a atenção,deixei que o autor do livro tivesse liberdade para falar do processo de criação ,passando pelas  dificuldades da publicação e sobre o desejo de lançar um livro sobre Capoeira na Educação Infantil.Teoria de ensino e Atividades Práticas

Com a palavra o entrevistado Kaled Barros,autor do livro

#Inicialmente ,a intenção era apenas registrar as muitas atividades desenvolvidas por mim- para evitar que as mesmas caíssem no esquecimento.
Entretanto,algumas pessoas  como a minha esposa Anna Cristine Oya Barros,meu mestre Nilton Ribas Martins Júnior-vulgo Mestre Ribas-e alguns amigos próximos começaram a me incentivar a escrever um livro .Eles diziam :"ao invés de apenas anotar as atividades você poderia explicar o que o levou a criá-las,como você desenvolve a sua aula,o que você pensa sobre o ensino para crianças...".

#No começo eu resisti a idéias.Mas depois fui rascunhando algo além das atividades .Para isso ,então ,fui buscar referências bibliográficas que me dessem subsídios ,isto é,que fundamentassem as minhas idéias acerca do assunto.

#Isso tudo teve início em janeiro de 2006.Em fevereiro,eu iria começar meu curso de Educação Física e logo pensei :"tenho que correr ,com o início da faculdade vou ter pouco tempo para escrever".Aí estipulei para mim, que ao final do curso o livro deveria estar concluído.De fato estava!Porém precisei de mais 6 meses para solicitar o uso de imagem  aos pais dos alunos,e fotografar os mesmos em atividade.

#Com o livro pronto ,fui à busca de uma editora.Mas qual?Tendo em vista que alguns dos meus professores universitários como Dilmar Pinto Guedes e Tácito Pessoa de Souza Júnior tinham publicado seus livros na Phorte Editora ,e ainda ,o mestre Gladson de Oliveira Silva juntamente com o professor Vinícius  Heine (no ano de 2008)tinham publicado um livro sobre Capoeira na mesma editora ,concluí :"é lá mesmo que eu quero !".

#Por obra do destino ,ele quis que eu encontrasse alguém chamado Alexandre Apollo .Fui a convite da diretora da Escola Raízes ,Neuza Galante Valencia ,ao lançamento do livro de uma amiga.O intuito  era receber algumas dicas e,quem sabe,até uma indicação para alguma editora.Ao chegar para a noite de autógrafos ,a autora disse:"a minha linha editorial é diferente da sua ,é melhor você falar com o Alexandre ."Eis que encontro uma pessoa simples e generosa capaz de estender a mão a um desconhecido .
E ,foi assim ,por meio dele  fui buscar a editora que tanto sonhava.

#Novato no assunto,eu fui à editora com o livro totalmente impresso e assim o deixei .Loucura, não é?Tinha em mente que um resumo não seria capaz  de retratá-lo  com a devida clareza .Felizmente deu tudo certo!
Com o contrato firmado ,entra em ação a equipe técnica .Muitas trocas de email para acertar os detalhes e pronto!O livro é enviado a gráfica.

#Leciono Capoeira para crianças em ambiente escolar ,desde 1999,de maneira ininterrupta.A publicação do livro "Capoeira na Educação Infantil :Teoria de Ensino e atividades Práticas "foi a concretização de um sonho .Lembro que ao iniciar ...o que mais me chamou a atenção foi ver o olhar e o sorriso dos pequenos capoeiristas ;a espontaneidade e a franqueza dos mesmos ;perceber que para eles o amanhecer de cada dia é um novo dia,e não existe rancor,e que todo sentimento se renova assim como o dia.
Tudo isso fez com que eu me apaixonasse a primeira vista,sinto-me privilegiado  por fazer aquilo que amo!

#No momento estou concluindo último ano do curso de  Pedagogia ,e divido o foco com o lançamento do livro em São Paulo que será promovido pela editora em maio e o nascimento do meu primeiro filho que será em agosto.O lançamento do livro na minha cidade natal (Santos/SP) foi dia 20 de abril e já está rendendo propostas interessantes.

#Em breve, espero viajar para capacitar ou aperfeiçoar professores para o ensino da capoeira na educação infantil.

Sinopse do livro
Capoeira vem conquistndo espaço nos mais variados segmentos da sociedade .Academias,clubes,escolas,cinema,teatro,telenovelas até igrejas encontram na Capoeira características e elementos idôneos para atender às suas respectivas necessidades.Toda essa demanda pela Capoeira exige uma especiazação e uma adequação cada vez maiores daquele que a representa em cada um desses segmentos.
O autor apresenta nesta obra ,conceitos e definições importantes para a compreensão da Capoeira ,além de orientações didáticas e gerais para o ensino.
Com isso transforma o material em algo muito maior que "um mero manual".
Boa leitura!

Sumário

1-Aos educadores

2-É brincando que se aprende

3-Outros olhares

4-Teoria de ensino  e atividades práticas

5-Sobre a musicalidade e o jogo da Capoeira

6-Plano de ensino

7-Sobre a avaliação ,graduação e batizado

8-Orientações didáticas

9-Orientações didáticas

10-Consideraçãoes  finais

11-Referências

Sobre o autor:

Kaled Ferreira Barros é graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos(UNIMES) e graduando em Pedagogia pela Facudade de Educação  e Ciências Humanas (UNIMES).É Professor de Capoeira reconhecido pelo Mestre Ribas,leciona no Colégio Raízes ,no Colégio São José,no Colégio Ônis e no Núcleo de Recreação Infantil  Educar & Cia.
É fundador responsável da Escola de Capoeira de Santos .Também foi atleta da Seleção Santista de Capoeira na Fundação Pró-Esporte de Santos.



Clube do blog-Tempo Extra



Comentários