Esporte: fonte inesgotável da #LiteraturaInfantil

Por:Adriana Santos
twitter.com/blogesportiva

No calendário nacional,18 de abril é um dia decisivo para  lembrar de certas figurinhas carimbadas na infância,uma herança durante a vida toda,sempre servindo de parâmetro em novas situações.
Guardamos livros e personagens como preciosidades em nossas mentes,a imaginação permite revirar arquivos que mostram uma identificação que ultrapassa nossos mirabolantes pensamentos infantis,o adulto sente muito isso torcendo,é uma entrega que beira a ingenuidade,um efeito especial que nos leva a histórias e estórias,verdades e mentiras que fascinam.
Como assim mentira?E o faz de conta?É um desejo que pode ser real bem exigente ,o esporte tem este limite com uma barreira nada fácil de entrar,vai depender de outros personagens que precisam jogar a favor.
O dia 18 de abril também é marcado por um craque da literatura infantil,Monteiro Lobato  que sabia criar divertidos esquemas táticos,e gerações o idolatram através de seus mais famosos golaços de letra,ou seria das letras?
Emília poderia ser técnica,capitã ou até líder de torcida,o que acham?Mas a Seleção que brinca sério não pára por aí,sem rivalidade ou vaidade .Vou falar de uma outra idéia que deu certo , um grande atacante literário,o nome dele:Ziraldo e cheguei a conclusão que Neymar poderia ser o Menino Maluquinho,aquele que apronta todas com a bola e tem pequenos e grandes a seus pés.
As quadras de Vôlei,pistas de Atletismo,Piscinas transformadas em games que inspiram dando suporte a personagens ricos de atitudescarisma nas crônicas competitivas.
Das peneiras ao reconhecimento,mas o estrelato é um prêmio para poucos e a decepção deixa na gaveta muitos originais com páginas quase totalmente em branco.
Obras de ficção e seus autores;a dificuldade desde escrever,registrar,publicar e divulgar um livro são metáforas dos obstáculos que passaram nossos ídolos,aqueles que deixamos tudo para incentivar o talento e a persistência.
Não é todo mundo que tem disciplina e foco para ler um livro,não é todo atleta que segue a cartilha das obrigações.Felizes são os que escutam o som da virada de página,quebrando um silêncio interligado ao exercício da leitura.
Nosso cérebro fica bombando,são músculos que servem para alimentar e deixar mais bonito um dia assim,quando comemoramos títulos e mais títulos que nos fizeram crescer .

Comentários