Lição Paralímpica #VôleiSentado

Por: Adriana Santos
levandoavidanaesportiva@hotmail.com

Sentimentos,o esporte é craque em provocar as mais verdadeiras reações humanas,tanto boas quato ruins elas fazem parte do pacote que compramos deste entretenimento movido a emoção.
O esporte paralímpico recebe uma carga emocional mutante,primeiramente vem a inevitável e equivocada pena dos atletas,pensando bem, a torcida abraça a causa de pessoas tão eficientes em suas ambições.
Muita gente pergunta como são feitas as 'peneiras' dos esportes adaptados para pessoas com alguma deficiência.
Cada caso é um caso,vamos começar pelo #VoleiSentado já que as nossas Seleções Masculina e Feminina disputam a Copa Intercontinental no Egito.

Como é feita a Seleção?
R-Pela Clasificação Funcional criada na Inglaterra em 1944 por médicos e outros profissionais de saúde.As habilidades são determinantes para a modalidade praticada.

A bola da vez é o Voleibol Sentado,portanto vamos direto ao ponto,e para isso é necessário resumir sua história.
  • 1956 na Holanda,houve a fusão do Volei com o Sitzbal,influência de um esporte alemão sem a rede para amputados,paralisados cerebrais,e ainda podiam participar aqules com lesões na coluna vertebral e com defiência locomotora.
  • 1976 a primeira exibição durante a Paralimpíada de Toronto e conquistou medalha respeitosa e inteligente de inclusão nos Jogos Paralímpicos seguintes disputados na Holanda.
  • 1993 Expansão com os Campeonatos Mundiais
  • 2000 Foi em Sydney na Austrália o fim da divisão em duas categorias:Sentado e em Pé.
  • 2004 em Atenas a disputa era apenas sentada com a estréia feminina em Paralimpíada.
  • 2008 A disputa entre as mulheres valendo medalhas foi em Pequim.
Com as transformações sofridas ficou definido que atletas amputados e com problemas de locomoção estão liberados.
As medidas da quadra são as seguintes:dez por seis metros e a  altura da rede para os homens 1,15 do solo e 1,05 para as mulheres.

#RegrasdoJogo
  • O saque pode ser bloqueado.
  • Melhor de 5 sets e o tie break 15 pontos.
  • É dividido em 9 classes e seus códigos: AK-acima ou através da articulação do joelho,BK-abaixo do joelho,AE-acima ou através da aticilação do cotovelo e BE-abaixo do cotovelo(Pulso)
Classes:A1-duplo AK,A2-AK simples,A3-duplo BK,A4-BK simples,A5-duplo AE,A6-AE simples,A7-duploBE,A8-BE simples,A9 amputações combinadas(de membros inferiores e superiores).
E aí aprenderam a classificação funcional feita com a sopa de letrinhas e números?O que importa mesmo é o aprendizado explícito em cada exemplo dos praticantes,personagens que venceram medos e preconceitos,reais lições de vida.


Fonte: Comitê Paralímpico Basileiro.

Comentários